terça-feira, 13 de outubro de 2009

Resultados eleitorais em Aveiro

Naturalmente, gostaria de deixar aqui tambem um comentário aos resultados de domingo passado em Aveiro.

Em primeiro lugar, queria dar os parabéns pela vitória à Coligaçao "Juntos por Aveiro", ao Presidente Elio Maia e aos presidentes concelhios do CDS-PP e do PSD. Inegavelmente, a estratégia low profile continua a resultar, e a vontade de lentamente arrumar as contas da CMA, sem grandes projectos mas também sem grande estratégia a longo prazo, cativou os eleitores.

A exigência, no entanto, é enorme. Não deverá ser ofuscada nem relativizada pela maioria conseguida. Há enormes carências na organização dos transportes públicos; há enorme indefinição na questão das parcerias publico-privadas; há a necessidade de fazer passar para a opinião publica que a privatização das aguas não é uma retirada de direitos à população, trazendo inclusivamente possíveis vantagens; há a parceria com a Universidade de Aveiro praticamente inexistente que é absolutamente necessário dinamizar; há a centralidade da cidade em torno da região; há a organização do turismo crescente na cidade, que urge determinar antes que seja tarde e se perca todo o potencial.

Há que também apontar os derrotados. Sem sombra de dúvidas, a estratégia do PS de Aveiro não foi aprovada pelos aveirenses. O clima intimidatorio e de acusações por onde entrou o PS local em tempo de pré-campanha não foi minimizado pelo marketing (inicialmente) muito interessante da campanha "Adoro Aveiro"; até aí, porventura, houve uma contradição fatal. Não se pode "adorar" Aveiro e depois acusar tudo e todos que possam tentar fazer algo pela cidade. De qualquer modo, ficou bastante claro que as figuras pouco carismáticas e pouco conhecidas do Povo, apesar do seu curriculo académico, não conquistaram a simpatia dos Aveirenses. É pena que não haja neste momento uma oposição estruturada à altura das necessidades da Cidade. Espera-se que o PS se possa reerguer e tomar a sua sua (o)posição natural.

Individualmente, José Costa e Raul Martins foram os grandes derrotados, a par de todo o BE (campanha paupérrima e resultados muito abaixo do esperado). Também a CDU teve um resultado pobre, embora não fosse expectavel que fosse muito melhor que há quatro anos. Do lado dos vencedores, claramente o PSD (que ganhou um vereador); Miguel Capão Filipe que assume um cargo de enorme prestígio, o qual penso ser ideal para as suas caracteristicas e percurso na vida autarquica e publica; Miguel Fernandes, que conseguiu a eleição como vereador apesar do apoio de Vitor Silva ao PS; e, naturalmente, Elio Maia, que viu confirmada e ratificada pelo povo as medidas e estratégia que tem vindo a promover.

A todos os eleitos, espero que cumpram o dever de defender a Cidade acima de tudo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ia jurar que havia um blogue actualizado quase diariamente com "bocas" para o Élio. Parece que de repente houve algum problema nas comunicações, porque esse blogue está em silêncio desde Domingo. Porque Será?

Enviar um comentário