sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O que se passa com as campanhas?

Confesso que fico estupefacto com a falta de profissionalismo que tem envolvido o marketing das duas principais candidaturas à CM Aveiro. Se é verdade que o PS começou com um trabalho bastante melhor estruturado (inauguração de um espaço de debate público no centro da cidade, cartazes com boa imagem, divulgação de um site bem construído) do que a coligação PSD/CDS, estes últimos cartazes, que supostamente seriam aqueles com maior impacto junto da população, denotam falhas imperdoáveis na qualidade das imagens. A título de exemplo, a imagem em baixo corresponde a um dos cartazes que se encontra na rua. Ora, os candidatos estão contra a luz, tendo quase todos dificuldade em sequer abrir os olhos; a sombra de José Costa projecta-se sobre Helena Libório; o lado direito da cara de José Costa mal se vê (!!) por causa da sombra.

Os restantes cartazes apresentam todos falhas incríveis deste género, o que não se compreende em função do trabalho meritório que tem vindo a ser desenvolvido. Meus senhores, o Photoshop faz milagres...

Quanto ao trabalho da candidatura de Élio Maia tem-me deixado perplexo. Infelizmente pelos piores motivos. Os primeiros cartazes, que infelizmente não consegui arranjar cópia, eram simplesmente horríveis. Ninguém percebia aquilo, e rapidamente sairam de circulação. Entratento são lançados novos cartazes já com a figura do candidato Élio Maia, mas que sinceramente, pouco melhoraram.

Élio Maia tem uma grande vantagem sobre o candidato do PS. É uma figura popular entre os aveirenses, fruto de uma imagem de simpatia que consegue promover. Este facto não justifica fazer um cartaz tão pobre. Aquele verde pálido em fundo, que mal se contrasta com a camisa de Élio Maia não chama a atenção de ninguém. Esperava-se também um pouco mais em termos de mensagem que se tenta passar para o eleitorado. Quanto ao site da candidatura, é preferível nem falar. Um rapaz com o 12º ano e com algum treino em Frontpage faz um site bem melhor do que aquele que nos é apresentado.

4 comentários:

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com tudo quanto foi dito. De facto já tinha reparado em ambos os cartazes aqui referidos.

São extremamente rudimentares não dignificando nada a cidade, nem aqueles que nela habitam.

Espanta-me em 2009 ver campanhas assim tão pobres e tão elementares, quando qualquer pessoa tem noções basicas de markting.

Para além do mais, os cartazes são completa pouluição visual para a qual não há controlo. Nem são retirados dos locais após as campanhas. É com tristeza que, em vez de contemplar os jardins, apenas vejo cartazes políticos. Ver por ver, que ao menos sejam agradáveis.

Ze Freixedas disse...

Creio que o primeiro cartaz da coligação sera candidato ao pior cartaz de sempre! O segundo cartaz esta muito muito melhor, mas so nao entendo onde é que se consegue comprar uma camisa como aquela?

Jorge Greno disse...

e o dr. josé costa deixou de usar óculos durante a campanha...

Anónimo disse...

Bem, eu como gestor de comunicação de profissão devo dizer que:
1- a campanha do ps começou muito bem, em forma de teaser para se ir ao site
2- Acabou muito mal numa foto do pior que se pode fazer...
3- A campanha do Elio.. bem.. percebe-se a tentativa (diga-se frustada) de ligação a uma linguagem popular (tipo lidl), mas falharam. Percebe-se que acreditem que foram "as gentes da rua" que lhes deram a ultima vitoria, mas não precisavam de se "vender" tanto e de uma forma tão minipreço.
4- Voçes tem sorte, pois em frente a minha casa (na 1ª rotunda da estrada de S.Bernardo) tem um dos 1ºs cartazes do Élio.. TOdos os dias o tenho de o ver.

Rui Filipe Nunes

Enviar um comentário