segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Pouco Aveiro

Tal como a maioria dos portugueses, acompanhei a noite eleitoral pela televisão. Através de um zapping entre RTP e SIC, a primeira conclusão a que chego é o facto de Aveiro se encontrar gradualmente a perder peso político. Foi bem visível como, quer o Concelho, quer o Distrito, foram praticamente negligenciados na noite eleitoral das televisões em Portugal. Diria mesmo que ao nível das capitais de distrito Aveiro terá sido a capital menos referida de todas! Viamos em rodapé notícias sobre Lisboa e Porto (claro), mas também Coimbra, Viana do Castelo, Braga, Viseu, Faro, Beja, Leiria, Bragança, todas menos... Aveiro. Apenas pelas 21h00, 2 horas depois do fecho das urnas, começamos a ter algum feedback dos resultados eleitorais. Muito pouco...

Este facto é a todos os níveis lamentável. E não se trata (só) de um sentimento bairrista. Aveiro é do ponto de vista económico uma das principais regiões do país. Apresenta um tecido empresarial que é o terceiro no ranking do IAPMEI (no que se refere a PME's excelência), só atrás de Lisboa e Porto. Há muito tempo que se fala na GAMA (Grande Área Metropolitana de Aveiro), e creio ser tempo das forças políticas locais (todas elas), dos diversos concelhos, assumirem o desafio de re-colocar Aveiro no centro das decisões políticas a nível nacional. Vemos o exemplo da luta que o Porto, em conjunto, tem vindo a fazer. Bem sei que é uma obra que não se vê, mas acredito que o poder local tenha uma dimensão bem mais alargada do que a simples construção de estátuas ou rotundas.

1 comentário:

Nuno Q. Martins disse...

Concordo em absoluto com o post. No entanto, julgo que também é importante que Aveiro consiga colocar pessoas em cargos de visibilidade que lhes permitam evidenciar a importância deste distrito no contexto nacional.
Quanto à noite eleitoral, também constatei um grande desprezo das televisões em relação a Aveiro. Ainda assim, por volta das 20:30, a TVI avançou com uma projecção que dava a vitória folgada à coligação em Aveiro.

Abraço.

Enviar um comentário