terça-feira, 13 de outubro de 2009

Resultados Eleitorais - Autárquicas 2009

A nível distrital houve apenas 2 mudanças nas CM, mas ambas inesperadas. Paulo Teixeira perdeu em Castelo de Paiva por 8 votos e José Mota perdeu em Espinho por pouco mais de 100 votos. Nas contas totais entre partidos, não houve qualquer alteração no número de câmaras.
Uma palavra também para Mira, onde Rocha Almeida foi claramente derrotado pelo PS.
No concelho de Aveiro, a coligação Juntos por Aveiro reforçou a sua maioria na Câmara e na Assembleia, conquistou a Junta de São Jacinto e perdeu a de N. Sra. de Fátima.
Confesso que não esperava que a votação aumentasse de forma tão significativa. Mas parece-me, repetindo aquilo que parece começar a ser um lugar comum, que muitas das vitórias ou dos reforços de votação se conseguem porque os adversários trilham caminhos que inevitavelmente os levam a perder as eleições.
Terá sido isso que aconteceu em Aveiro, onde o PS fez várias campanhas eleitorais. As dos outdors (foram nitidamente 2 campanhas diferentes), a do candidato José Costa, a da concelhia do partido liderada por Raul Martins e as das Juntas em que o PS já governava lideradas pelos respectivos presidentes.
No final poucos terão entendido a mensagem e o resultado está à vista.
Os partidos da extrema esquerda terão tido os resultados normais em democracia, tendo-se verificado que o balão do BE se esvaziou rapidamente.
O MEP terá pecado por apenas ter apresentado lista à AM mas, mesmo assim, conseguiu uma votação interessante, insuficiente no entanto para eleger um deputado municipal.
Em conclusão, parabéns aos vencedores, a quem apresento os meus votos de que sejam capazes de trabalhar para que Aveiro seja o concelho que todos os Aveirenses anseiam, mas também parabéns aos vencidos, pois sem o seu empenho e interesse, muitos assuntos teriam ficado por discutir.
É altura de começar a retirar a propaganda (espero que sejam tão rápidos com foram a colocá-la) e, para quem tomou o gosto a fazer cruzinhas, restam-lhe os jogos da Santa Casa nos próximos anos.
Quanto aos assuntos internos dos vários partidos, inicia-se agora um novo ciclo de 4 anos que irá certamente motivar alterações de lideranças e novas estratégias. É importante que em cada um deles não se deixe de reflectir qual o futuro que se pretende para Aveiro e quem serão os protagonistas que deverão corporizar esse mesmo futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário