terça-feira, 29 de setembro de 2009

Empresas e promoção regional

Encontro-me neste momento em Bolonha, onde decorre a Cersaie, uma das principais feiras mundiais do sector da cerâmica para a construção e da decoração de casas de banho.
No catálogo da feira podem encontrar-se 14 expositores com origem em Portugal, havendo mais um, representado através da sua sucursal italiana, que para todos os efeitos considero com sendo português.
Destas 15 empresas, 5 têm a sua sede no concelho de Aveiro (Aleluia, Kerion, Love Ceramic Tiles, Oliveira & Irmão, Sanindusa), outras 9 no distrito (Cinca, Dominó, Goldcer, Gresart, Margrés, Pavigrés, Recer, Revigrés e Topcer) e apenas 1 em Coimbra.
Aveiro e o seu distrito são efectivamente a capital portuguesa da indústria cerâmica para a construção, cujas empresas estão presentes nas maiores feiras a nível internacional, exportam para todo o mundo e têm clientes das mais variadas origens.
Será que não há aqui um potencial para promoção de Aveiro (cidade e região) como destino turístico?
Será que em conjugação com as Câmaras Municipais e a Comunidade Inter-Regional de Aveiro, estas empresas não poderão ajudar à divulgação de Aveiro, para além da divulgação que fazem dos seus produtos?
Fica aqui este registo do potencial económico de um sector económico importante para o nosso concelho e região e estas duas questões que devem ser equacionadas por quem de direito.

1 comentário:

Anónimo disse...

Há que criar uma identidade,região e empresas a trabalharem juntas na divulgação de uma imagem do colectivo.
JT

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