quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Empresas e promoção regional (II), Sons em Trânsito

No seguimento do que aqui escrevi ontem sob o mesmo título, hoje tive a oportunidade, ainda em Bolonha, de ver um exemplo prático do que sugeri.
A Associação Turca de Indústra Cerâmica ofereceu à cidade de Bolonha dois concertos, na praça principal da cidade, do músico Mercan Dede.
O espectáculo foi apresentado pela Vereadora da Cultura de Bolonha que referiu que eventos deste tipo são os que melhor permitem aproximar cidades e culturas diferentes.
Ao ver o espectáculo, tive saudades do Sons em Trânsito.
Era um evento que trazia a Aveiro, através da música, a cultura das mais variadas proveniências. E com espectáculos fantásticos que ficaram na memória de quem os pode apreciar.
No ano passado, o evento foi anulado por falta de apoios financeiros. O Diário de Aveiro dava a notícia e avançava a possibilidade de, em 2009, o SET voltar integrado nas festas dos 250 da Cidade de Aveiro.
Parece, pelo que se pode ver quer na programação dos 250 anos, quer na do Teatro Aveirense, que também não haverá SET em 2009.
É pena que se percam hábitos que já estavam enraizados na programação cultural aveirense. Concordo que a situação financeira que se atravessa não deve deixar margem para grandes festivais mas, será que dentro da programação do TA não se consegue arranjar espaço para uma versão reduzida do SET - um fim-de-semana, por exemplo - para que, quando passar a crise, se possa voltar sem problemas ao formato anterior?
Fica a sugestão e a esperança de podermos voltar a ter, em breve, o SET em Aveiro e também um exemplo daquilo a que puder assistir esta noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário